Blog

07/09/2017

07 de setembro - Dia da Independência do Brasil


“Independência ou Morte”, a famosa frase de Dom Pedro I marcou o dia em que foi proclamada a independência do Brasil.

07_de_setembro_dia_da_independencia_do_brasil

Independência do Brasil é celebrada no dia 07 de setembro. Essa comemoração acontece desde a época do Primeiro Império, que, a cada ano, lembra a ocasião em que o país se tornou independente de Portugal no ano de 1822.

O processo de independência não foi simples. Desde a vinda da família real para o Brasil, o reino português estava à beira do caos. Além da grave crise econômica e do descontentamento popular, o sistema político era marcado pela tirania do comandante, que governava Portugal.

Com toda essa situação, houve um movimento revolucionário, que pretendia derrubar a administração, recolonizar o Brasil, promover a volta de D. João VI para Portugal e elaborar uma Constituição. No dia 7 de março de 1821, D. João anunciou sua partida, e através de um decreto, atribuía a D. Pedro a regência do Brasil.

O novo regente do Brasil, D. Pedro I tinha apenas 23 anos. A insistência das Cortes para que D. Pedro voltasse a Portugal despertou atitudes de resistência no Brasil. No dia 9 de janeiro de 1822, foi entregue ao Príncipe Regente uma petição com 8.000 assinaturas solicitando que não abandonasse o Brasil.

Cedendo às pressões D. Pedro respondeu: "Como é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto. Diga ao povo que fico". O Dia do Fico era mais um passo para a independência do Brasil.

No dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro se encontrava às margens do riacho Ipiranga em São Paulo, quando recebeu os últimos decretos de Lisboa, um dos quais o transformava num simples governador, sujeito às autoridades das Cortes.

Essa atitude o conduziu a dizer que estavam cortados os laços que uniam o Brasil a Portugal. Daquele momento em diante, Independência ou Morte seria o lema de todos os brasileiros. No dia 12 de outubro do mesmo ano, D. Pedro foi aclamado como o primeiro imperador do Brasil, com o título de D. Pedro I, sendo coroado em 1º de dezembro de 1822.

HZ Hotel e Restaurante

Rua Padre Caldeira, nº 371 – CEP: 38700-044 – Patos de Minas – MG

+55 (34) 3818 2100 - Ligação gratuita: 0800 34 7510

hzhotel@hzhotel.com.br