Blog

24/07/2017

Tour de férias HZ: Gruta da Lapa Nova em Vazante


O Tour de férias HZ te leva para conhecer uma das maiores grutas do Brasil. Confira.

tour_de_ferias_hz_gruta_da_lapa_nova_em_vazante

A gruta da Lapa Nova, localizada na cidade de Vazante, é considerada uma das maiores grutas do Brasil, está em 4º lugar em extensão, com 4.550 metros, e possui grandes reservas espeleológicas. A gruta está inserida nos biomas Mata Atlântica e Cerrado. O local abriga espécies da fauna e da flora ameaçados de extinção. Entre as árvores, podem ser encontradas a Aroeira do Sertão e o Gonçalo-Alves. O Lobo-Guará, o Tamanduá Bandeira e a Arara Canindé são alguns dos animais já observados no local.

 A gruta pode ser dividida em três setores. O setor à esquerda (oeste) possui alguns salões de grande porte. Este setor embora muito próximo, não se conecta com o setor à direita, que por sua vez possui a maior extensão da gruta. Uma passagem ascendente de médio porte leva a uma série de galerias, muitas de considerável dimensão e aspecto variável, desde trechos altos e estreitos até salões muito amplos.

O terceiro setor é representado pelos dois níveis superiores, também de dimensões consideráveis. Um aspecto interessante relacionado à morfologia da caverna é a constante presença de chert, rocha mais resistente à dissolução, nas paredes e no teto.

Durante sua fase de formação no passado, a caverna não apresentava entrada natural, tendo sido formada em alta profundidade, no entanto, o processo de erosão da superfície fez com que a caverna ficasse mais próxima, facilitando o acesso. Em termos de hidrologia, a caverna não possui drenagem ativa, sendo que a maior parte é inteiramente seca. No entanto, observam-se alguns pontos restritos, onde verifica-se acumulação hídrica sob a forma de lagos. Em geral, estes lagos possuem pequena extensão e profundidade, e em épocas de estiagem, a maioria deles seca.

Nas proximidades da Gruta da Lapa Nova existem duas cavernas menos conhecidas para os visitantes, denominadas Lapa Nova 2 e Lapa da Gameleira. A Lapa Nova 2 apresenta características semelhantes a Lapa Nova 1, embora com menores dimensões. É possível que estas duas Lapas façam parte da mesma caverna, tendo sido separadas tardiamente, devido a episódios de obstrução de galerias.

A Lapa da Gameleira localiza-se no quintal de uma residência, e trata-se de uma cavidade em forma de fosso, com uma grande espessura de sedimentos acumulados em seu interior, e apresenta ainda um salão. A entrada da Lapa da Gameleira funciona atualmente como um tipo de sumidouro, onde a água e sedimentos são drenados para seu interior.

Se aventurar a explorar a Gruta da Lapa Nova em Vazante é uma experiencia única. Aproveite suas férias e conheça mais um lugar formado pela natureza!

HZ Hotel e Restaurante

Rua Padre Caldeira, nº 371 – CEP: 38700-044 – Patos de Minas – MG

+55 (34) 3818 2100 - Ligação gratuita: 0800 34 7510

hzhotel@hzhotel.com.br